Respirar ar puro, subir em árvores ou sentir o cheiro das flores… Viver rodeado pela natureza, embora seja o sonho de muitos, nem sempre é algo possível. Há muitas formas de deixar a sua casa mais verde, com elementos da natureza na decoração do ambiente. Se você acha que a única maneira de trazer esses aspectos é com as plantas, você está enganado. Quer saber mais dicas? Acompanhe com a gente:


 


Plantas e flores


Os primeiros e principais elementos das nossas dicas são as plantas e as flores, clássicos quando pensamos em dar um ar natural ao espaço. Para deixar o ambiente mais colorido e com vida, você pode acomodar as espécies de duas formas: as hortas verticais ou horizontais podem ser montadas nas varandas ou em áreas mais próximas da cozinha ou opte pelos vasos tradicionais, assim você pode decidir o local em que as plantas vão ficar. Mas lembre-se de que devem ser espaços bem arejados e iluminados. Você também pode escolher um ambiente para montar um jardim de inverno, dica que já demos aqui no blog e também pode servir como inspiração. 


 


Itens em madeira


Uma decoração rústica levará o ar da natureza para dentro de casa, pois a própria textura da madeira já dá uma sensação de conforto ao ambiente. Comece pelo piso, o material em madeira é ótimo para quem deseja uma decoração mais natural, nobre e aconchegante. As indicações são cumaru e tauari, os processos de tingimento oferecem uma gama de cores, que podem ser escolhidas de acordo com o desejo. O toque é excelente, proporciona um contato suave com os pés, além de ser um excelente redutor de ruídos por absorver o som e impacto. As persianas também podem ser feitas com lâminas de madeira, deixando o ambiente com aspecto mais próximo à natureza - o reflexo do material cria um reflexo de luz suave. Para completar, procure por objetos de madeira para compor o ambiente, algumas opções são bancos com troncos de árvore, prateleiras de madeira, mesas de centro ou até fontes decorativas com a circulação de água. 


 


Pedras


As pedras ganham destaque dentro de casa por trazer um toque mais rústico e brutalista, busque paredes decorativas e as diversas opções que elas oferecem e lembre-se de explorar os tamanhos, cores e texturas. Se o  ambiente tiver bastante espaço, você pode planejar uma lareira ecológica feita em pedra, além do lugar ficar muito mais aconchegante e quentinho, também traz um toque rústico e elegante.


 


Artesanatos naturais


Para dar o toque final, é possível buscar diversas inspirações em peças de artesanato que utilizem matéria-prima natural na confecção. As peças garantem um espaço com estilo próprio e trazem esse resgate do trabalho manual com elementos naturais. Uma tendência que vem crescendo muito são utensílios feitos com palha trançada, como chapéus, bateias e bastidores que são utilizados diretamente na parede do ambiente, dando um destaque cheio de charme para a técnica utilizada. Outras opções são estátuas e bibelôs de argila ou aqueles entalhados em madeira com um toque regional, como as famosas carrancas. Vale também utilizar móveis feitos de bambu rústico ou trançado, assim como vasos e biombos japoneses, que complementam o ambiente através da textura.


 


Agora é com você! Chegou o momento de buscar as inspirações que mais combinam com o ambiente. Não tenha medo de usar a imaginação e ousar na hora de colocar as ideias em prática - se você é um amante da natureza, essa é a hora de se aproximar dela e ressignificar o lar.