Um jardim é algo vivo e apaixonante. Em ambientes abertos, o sol ajuda a nutrir e cultivar as plantas, além de sentirmos a energia da natureza presente. Mas você sabia que é possível criar um jardim dentro de casa? O jardim de inverno é uma opção perfeita para quem tem espaços reduzidos, fechados ou com temperaturas mais baixas. Você pode criar o seu em cômodos da sua casa ou apartamento, trazendo mais vida ao lar, afinal, carrega a beleza e outros benefícios de elementos naturais.


Para criar esse espaço, algumas adaptações são necessárias. Os jardins de inverno clássicos são parcialmente fechados nas laterais e abertos no teto. Caso a  casa não possua uma área que receba luz do topo do recinto, conhecida como iluminação zenital, e se você deseja praticidade sem fazer grandes alterações, a dica é aproveitar outros espaços que costumam receber bastante luz natural, como varandas ou sacadas fechadas com vidro, que se tornaram tendência nos últimos anos, pois fornecem claridade suficiente para o desenvolvimento das plantas e possuem proteção contra os elementos externos. Também é possível construir o jardim sob o vão de uma escada, desde que possua uma cobertura transparente, como clarabóias de vidro, acrílico ou policarbonato, permitindo a entrada de luz solar. Essas duas últimas são ótimas opções para quem precisa otimizar espaço e não quer desistir da ideia de ter um jardim dentro de casa.


Agora que você já sabe qual o tipo de jardim de inverno mais combina com a sua casa, é importante seguir algumas dicas para garantir um espaço incrível e apaixonante. Confira:



  • Após encontrar o local ideal, você precisa preparar a área que vai receber as mudas. Isso significa impermeabilizar todo o piso para evitar infiltrações e criar bordas em torno do canteiro, que será preenchido com substrato. No entanto, também é possível optar pelo sistema de cultivo diretamente em vasos, onde é possível pular essa etapa de alterações no piso.

  • Priorize espécies que se adaptam facilmente aos ambientes internos, como samambaias, orquídeas, azaleias e suculentas. A variedade é importante para deixar o cantinho bonito e com aspecto natural, misturando cores, texturas e formas. 

  • Varie no tamanho das plantas e das folhagens, criando uma composição visual interessante. Essa mistura é ótima para deixar o ambiente mais dinâmico e criar um jardim com mais camadas, saindo da mesmice.

  • Materiais como bambu, tijolo maciço e madeira de demolição podem dar um charme a mais ao projeto. Se possível, use-os como revestimentos no piso e nas paredes do jardim. Acessórios como fontes, lanternas e cascatas são recursos incríveis para incluir os elementos água, fogo e ar ao ambiente, que já traz muita terra. 

  • Assim como os revestimentos, alguns suportes também são essenciais para dar vida ao projeto: ganchos, pendentes, floreiras diferenciadas e grades de ferro são ótimas opções para fixar plantas em vasos e levar as folhagens para diferentes níveis além do piso. Se faltar espaço para novas mudinhas, não hesite em instalar nichos e prateleiras. O segredo é compor uma visão vertical do jardim, além da horizontal.

  • Não é só de luz natural que vive um jardim de inverno. A dica é apostar em luzes que criem um ambiente mais aconchegante. Luzes mais discretas, em tons quentes, são ótimas opções para criar uma sensação de aconchego, assim como algumas luzes coloridas em cores frias que criam uma atmosfera calma e pacífica, trazendo um splash de cor especial para o espaço.


Contando com essas orientações para montar um jardim diferente, chegou o momento de buscar inspirações e colocar em prática. Guarde nossas dicas para usá-las sempre que precisar e lembre-se de este é um espaço em constante transformação, não tenha medo de reimaginar os elementos no seu jardim conforme o tempo passa. Busque novas ideias em floriculturas, revisite suas memórias de infância, dê significado a cada nova muda que entrar em seu lar. Agora é só colocar a mão na massa, ou melhor, na terra!