O fim de ano é uma época de reflexão, promessas e novas perspectivas. É quando paramos e fazemos um balanço do ano que passou e do que queremos para o futuro, é o período em que estamos mais abertos para renovações, um ciclo se encerra para dar lugar a novas esperanças. Não basta ter em mente as conquistas que você almeja para o novo ano, é preciso agir, colocar a mão na massa e focar. Para isso, você pode criar um ambiente propício para que o seu Réveillon traga mais energia e disposição para colocar em prática todos os planos de 2022. 


A pandemia mudou nossos hábitos e a casa passou a ser o lugar onde passamos a maior parte do tempo. Mesmo com o novo normal, o mundo não é mais o mesmo e o valor que passamos a dar a esse ambiente ficou ainda maior. A casa é o nosso refúgio, é o lugar onde despimos a alma e agimos na nossa mais pura essência. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para preparar o lar para o novo ano que se inicia, pois a harmonização de ambientes ajuda a equilibrar as energias canalizando vibrações positivas. Vamos lá?


 


Limpeza 


Antes de qualquer coisa, é preciso fazer aquela limpeza de fim de ano. O ideal é ir além da faxina tradicional, aproveite o clima de renovação e retire tudo aquilo que esteja entulhado e sem uso, por exemplo, se você não usou uma roupa em seis meses, é hora de passar pra frente. Outra dica é aproveitar a limpeza geral e doar o que está em bom estado para quem precisa, podem ser roupas, utensílios domésticos, objetos, brinquedos, tapetes, móveis… enfim, o que você acha que pode fazer diferença para outra pessoa. Deixe os espaços limpos e organizados, isso gera uma sensação de bem estar e melhora o ânimo para coisas novas. 


 


Objetos decorativos


A decoração dos espaços também precisa de upgrade, aqui o menos é mais, então procure limitar o número de objetos. Limpe, também, a memorabília, que são aqueles presentes, souvenirs ou lembrancinhas que guardamos para lembrar de alguém ou algum lugar. Verificar se esses itens, que um dia te trouxeram alegrias, ainda tem esse efeito na sua vida. Se trouxer uma lembrança que não te alegra mais, o ideal é agradecer por tudo que ele te deu de bom e passar para frente. Enfim, tudo que te traz bons sentimentos vale a pena deixar e o que já não faz mais sentido, doe! O segredo é manter uma decoração mais simplificada que não estressa o cérebro, eliminando informações em excesso.


 


Livre-se de coisas estragadas 


Agora é a hora de desapegar de itens danificados e que estão com alguma falha no funcionamento, pode ser aparelho eletrônico, bibelô, louças, entre outros. No caso de eletrônicos, você pode separar tudo em uma caixa e procurar locais que recebam esse tipo de material para reciclagem. Enfeites e outras coisas quebradas, o ideal é jogar fora. Guardar itens que não tem mais a mesma composição material acaba causando um desequilíbrio, ou seja, a energia desse objeto também foi quebrada e não é possível reestruturá-la. Já os objetos sem uso fazem a energia do ambiente ficar estagnada. E não é isso que você quer, não é mesmo? Então, se estiver em bom estado, doe também!  


 


Mude os móveis e objetos do lugar


Aqui você pode mudar a configuração da sala e trocar aquelas fotos que estão nos porta-retratos o ano todo, dando lugar a outras lembranças. Esse tipo de mudança renova a energia do local e dá mais disposição para atrair as coisas novas que quer para a sua vida. Além de reestruturar o fluxo de energia no ambiente, a mudança altera a percepção do espaço. Agora, se o espaço que você tem é pequeno e não permite mudança na disposição dos móveis, a dica é trabalhar a decoração: mude a cor de uma parede, troque objetos, capas de almofadas, tapetes... 


 


Presenteie sua casa


Como já falamos, a casa é o lugar onde relaxamos, é neste ambiente que nos sentimos mais à vontade e, geralmente, tem a nossa cara. Portanto, dê um presente para ela, compre um móvel novo, um objeto, faça um arranjo, espalhe plantas em locais estratégicos. A energia do novo ajuda a equilibrar o ambiente, traz alegria e demonstra gratidão por ter esse lugar onde você se sente bem e acolhe quem ama. Uma dica é aproveitar o clima e encarar a reforma que precisa ser feita, analisar se tem algum vazamento, infiltração, repensar as cores, o jardim, dar um check no bem-estar da casa. Quem não gosta e se sente bem em entrar num ambiente recém reformado com tudo novinho? Isso cria uma atmosfera mais leve, harmoniosa e, principalmente, mais disposição para começar o ano.


 


O equilíbrio e a harmonia que tanto se busca, independente de energia ou superstição, traz um ar de frescor que nos deixa mais animados. Limpar a casa, tanto fisicamente quanto energeticamente, tirar o excesso ou se livrar do que está quebrado, abre espaço para as coisas novas. Isso cria uma atmosfera de readaptação, o que é necessário para as mudanças que deseja para o novo ano que se inicia. A data marca uma virada no calendário que usamos para registrar o tempo, mas o importante é que o Réveillon aconteça dentro de cada um. Preparar a casa para essa nova fase, significa que você e o ambiente em que vive estão abertos para receber uma energia boa da vida e circular por todos os cantos.