Decorar o quarto dos seus sonhos não é um trabalho fácil, mas também não é um bicho de sete cabeças. Quando o ambiente é grande e espaçoso, é possível trabalhar com diversos itens e mobílias sem muita preocupação, porém o real desafio é montar um quarto com restrições de espaço. Hoje em dia, os cômodos, principalmente de  apartamentos, são menores, e cada detalhe vai fazer diferença na hora de deixar o espaço mais amplo. Arquitetos e decoradores usam recursos estratégicos para compor ambientes pequenos de forma que pareçam maiores e funcionais, sem deixar de fora o aconchego e o conforto. Selecionamos algumas dicas de decoração para dar um upgrade no seu quarto, imprimindo sua personalidade em cada detalhe, com soluções inteligentes que vão otimizar o espaço.


 


Aposte em roupas de cama claras


Além de manter o leito bonito durante o dia e ser confortável à noite, a roupa de cama também decora o quarto, sendo assim, a escolha de itens com cores claras vão proporcionar a sensação de um espaço maior, pois reflete melhor a luz e cria amplitude. Existem inúmeras opções de roupa de cama no mercado, vale focar nos kits brancos, beges, cinza claro, com padrões suaves de estampas ou lisos. Misture e combine tons neutros com linhas geométricas, florais e bordados, por exemplo. Uma cama montada com um sobre lençol estampado com padrões que só podem ser vistos de perto e uma colcha branca bordada por cima cria um ambiente mais amplo, uma composição sutil e muito elegante, uma solução diferente para os lençóis brancos comuns. 



 


Móveis planejados para ampliar a circulação


Outra forma de otimizar os espaços em um quarto de casal pequeno é investir em móveis planejados, feitos sob medida para conseguir aproveitar melhor cada espaço do ambiente. Além disso, esse tipo de mobília é sempre funcional, pois são feitas de acordo com as necessidades do casal. Como este é um recurso que demanda certo orçamento, a dica é planejar a compra de móveis prontos que tenham função prática, como uma cama box casal que possui baú em seu interior, para guardar itens como jogos de cama, livros, malas, cobertores, entre outros, ou estantes e guarda-roupa modulares para aproveitar melhor o espaço.



 


Abuse dos espelhos


Os espelhos também são ótimos aliados na hora de decorar o quarto pequeno, criando a sensação de espaço amplo. Você pode usar um espelho grande no guarda-roupa, posicioná-lo na parede da cabeceira da cama, ou aplicar na atrás da porta. Apenas tenha cuidado para que o quarto não fique poluído com muitos reflexos, o ideal é  ter apenas um móvel espelhado no cômodo, de preferência em posição que privilegie a luz natural.



 


Deixe a luz entrar


A iluminação é outro elemento que traz a sensação de amplitude ao ambiente, além de deixá-lo mais acolhedor. Na hora de decorar um quarto de casal pequeno, vale considerar um projeto de iluminação bem estudado para utilizar ao máximo a iluminação natural que entra pela janela, além de privilegiar a utilização de luz amarela, para criar um ambiente mais aconchegante. Contudo, também é importante investir em luminárias e lustres, deixando o ambiente mais acolhedor, um grande aliado são as fitas de led embutidas em prateleiras e nichos.



 


Paredes claras aumentam a perspectiva


Outra dica para deixar um quarto mais amplo são as cores das paredes, além da decoração e dos móveis, é preciso se atentar a esse detalhe. O branco, o bege e as tonalidades claras são cores perfeitas para ambientes pequenos, pois ajudam a ampliar visualmente o espaço, especialmente aliadas ao projeto de iluminação. Para deixar um quarto pequeno com paredes claras super elegante e sofisticado, vale apostar em móveis na mesma paleta, aproveitando para dar um splash de cor em itens de decoração como almofadas, nichos, quadros, flores, abajour e mantas.





O quarto é um reduto para o descanso e relaxamento, por isso, é necessário que ele seja confortável acima de tudo. Além de investir em pinturas ou móveis, pense no seu bem-estar, se dedique a encontrar um jogo de cama que te abrace, com características sensoriais que proporcionem uma noite de sono verdadeiramente reparadora. Deixe sua cama como aquelas de revista, usando travesseiros e almofadas para decorar e, na hora do sono, crie um repouso como você realmente merece. Conheça a nova coleção de cama Karsten em uma de nossas lojas espalhadas pelo país, ou acessando a loja virtual,
neste link