Nada como se secar após um banho relaxante, sentindo-se abraçado por uma toalha felpuda e cheirosa. Mas durante esse momento, já se deparou com alguns pontinhos de mofo no tecido branquinho? Podemos até realizar uma boa lavagem e secagem, mas se não cuidarmos direitinho da toalha, especialmente, em um dia de chuva ou mais úmido, elas não secam direito, e quando menos se espera, lá está ele, o bolor! Por isso, vamos mostrar que alguns truques práticos podem te ajudar a prevenir suas toalhas de banho dessas tão indesejadas manchas.


 


Como lavar e onde guardar


Crie o hábito de lavar as toalhas de banho semanalmente. A frequência da lavagem é importante, pois assim, não ficarão muito tempo no cesto de roupa suja. Inclusive, só coloque as toalhas no cesto se elas já estiverem secas no pós-banho. Na hora de guardar, depois de lavadas, escolha locais frescos e, principalmente, evite colocá-las em sacos plásticos, pois precisam de ventilação para evitar o aparecimento do mofo.


 


Escolha um local apropriado para secagem


É comum a gente sair do banho e pendurar a toalha em qualquer lugar para secar, mas saiba que o banheiro, por exemplo, é um dos cômodos mais úmidos e pouco ventilados da casa, além disso, como já ouvimos por aí, cama, sofá e encostos de cadeiras não são varal de roupas, então não deixe a toalha nestes locais depois do banho pois são ambientes propícios para a proliferação de fungos. O ideal é colocar suas toalhas em um varal, com boa circulação de ar, para evitar o acúmulo de umidade.


 


Use toalhas secas


Pode parecer óbvio, mas verifique se a toalha está completamente seca antes de usar novamente, se usarmos ainda úmida, ela fica cada vez mais encharcada, criando ambientes ideais para o surgimento de mofo. Tenha sempre uma toalha extra para ocasiões como esta, alternando o uso das toalhas e mantendo seu corpo sempre em contato com toalhas secas.


 


Escolha uma toalha para o corpo e outra para os cabelos


Não utilize a mesma toalha de banho para secar os cabelos e o corpo, pois a água retida no cabelo pode encharcar a toalha, fazendo com que leve muito mais tempo para ela secar. O ideal é utilizar uma toalha para o cabelo, enrolando-a na cabeça antes de secar o corpo, para que ela fique responsável por reter toda a água dos seus cachos e essa segunda toalha absorva somente a quantidade de água da pele.


 


Previna-se da umidade


Se você mora em um local muito úmido ou quer manter as suas toalhas de banho longe do mofo, pode também usar um potinho antimofo no local onde as guarda. A ideia também vale para estações mais úmidas e períodos de chuva. Mas não esqueça de ficar de olho no nível de água retido pelo antimofo, é necessário substituí-lo assim que completar o volume.


 


Gostou das dicas? Compartilhe com quem também precisa ver!