Embora o conceito de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) tenha tomado os escritórios de empresas por todo o mundo, a Karsten já é reconhecida por aplicar essas diretrizes em suas atividades produtivas há muito tempo.

No âmbito ambiental, é por meio da gestão responsável de resíduos e reciclagem que a empresa vem se destacando. A Karsten é, agora, a primeira indústria têxtil de cama, mesa e banho, do Brasil, a conseguir o selo Lixo Zero. Uma equipe do Instituto Lixo Zero Brasil esteve na empresa na última semana para realizar a vistoria e homologar o certificado.

A trajetória rumo à excelência em sustentabilidade foi marcada com a reestruturação do programa de gerenciamento de resíduos em 2022, seguindo o conceito de Aterro Zero, para alcançar números de reciclagem superiores a 90%, enviando para o aterro sanitário somente aquilo que ainda não possui viabilidade de reaproveitamento. Para isso, foi realizado um estudo profundo de tudo que era gerado, além de uma pesquisa de mercado para encontrar novas tecnologias e novos parceiros.

No início do projeto, a empresa encaminhava para reciclagem cerca de 70% de resíduos, e em abril de 2023, após as melhorias implementadas, atingiu 93% de reaproveitamento. “Essa conquista reforça a dedicação em integrar práticas de excelência ambiental em nossas operações. O reconhecimento reflete os esforços no caminho que já trilhamos na gestão responsável de resíduos e promoção de práticas conscientes nos processos da Karsten. Estamos orgulhosos de sermos pioneiros na indústria têxtil de cama, mesa e banho do Brasil a alcançar este selo, demonstrando que sempre estivemos alinhados com os valores e aspirações de um futuro mais verde e consciente", conta Marcos Paulo Dahlke, gerente de Manufatura da Karsten.

Para Sara Quevedo, analista de ESG da Karsten, receber o certificado é um marco de grande importância para a empresa. “Reflete nossa dedicação à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente. Esse reconhecimento não apenas valida nossos esforços, mas também nos motiva a continuar inovando e liderando pelo exemplo na busca por práticas empresariais mais responsáveis e conscientes”, afirma.

Além do projeto Lixo Zero, a Karsten tem consciência de que a sustentabilidade abrange diversas dimensões, como o desenvolvimento de uma parceria com o Clube dos Anjos, um grupo de senhoras da comunidade local que transforma doações de retalhos e aviamentos obsoletos em mantas feitas com técnica de patchwork. A empresa ainda realiza o empréstimo das máquinas de costura para o grupo, que destina os produtos a hospitais, maternidades, casas de repouso e outras instituições, fortalecendo a responsabilidade social e a ligação com a comunidade.

A empresa também trabalha outras iniciativas nesse sentido, como construção de hortas em escolas e creches locais, oferecendo às crianças a oportunidade de aprender sobre o cultivo de alimentos. Também investe fortemente em educação ambiental por meio de mutirões de limpeza, semanas do meio ambiente, visitas técnicas a centros de reciclagem e diversas atividades que promovem a conscientização ambiental. Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os esforços da Karsten representam um compromisso sério com um futuro preocupado com a preservação da natureza.